FAQ Acadêmico

Que tipo de chamadas posso fazer?

O voip acadêmico atualmente permite realizar chamadas para outros ramais e para instituições ligadas ao serviço fone@RNP, bem como para telefones fixos locais, a fim de auxiliar nas atividades acadêmicas.

O que é o erro 401?

O erro 401 significa que a senha está incorreta. Para corrigir ou criar sua senha, acesse https://acad2.voip.ufsc.br/usuario com seu  idUFSC e no menu Configurações, aletere sua senha no campo “Senha de registro VoIP*”.

Como alterar a senha do meu voip?

Para alterar sua senha, acesse https://acad2.voip.ufsc.br/usuario com seu idUFSC e no menu Configurações, aletere sua senha no campo “Senha de registro VoIP*”.

Como faço para receber chamadas externas e internas?

Para receber uma chamada externa, deve ser utilizado o prefixo 3363, exemplo: (48) 3363 + ramal.

Posso utilizar o voip fora da UFSC?

Sim, o voip acadêmico pode ser utilizado fora da redeUFSC. Dependendo das configurações de segurança e firewall da rede onde você

se conectar, pode ser necessário o uso da VPN UFSC.

Quais portas do firewall devem estar liberadas para o uso do VoIP?

Para o correto funcionamento do serviço, junto a um firewall, as seguintes portas devem estar liberadas: 1) UDP 1719 – RAS e tunelamento H.245 2) TCP 1720 – Sinalização H.225 3) TCP 1721 – Sinalização 4) TCP 30000 até 39999 – Sinalização Q.931 5) UDP 50000 até 50999 – RTP (Mídia).

Estou no notebook e a pessoa com quem estou conversando está ouvindo sua propria voz, o que pode ser?

Para uma melhor qualidade de conversação, recomenda-se a utilização de fones de ouvidos em notebooks.

A qualidade da ligação está ruim, o que fazer?

A qualidade das ligações depende da qualidade da rede de Internet.
Se a rede estiver sobrecarregada, com muitos downloads ou streaming de vídeo (you tube) isso pode prejudicar a qualidade da ligação, causando picotes e falhas.

Qual tempo máximo permitido por mês para ligações para telefones fixos locais?

Aproximadamente 20 minutos para estudantes, e 30 minutos para professores e servidores.

Como faço para ligar para telefones fixos e ramais da UFSC?

Basicamente, toda ligação deve ser feita da mesma forma, 0+Telefone. No caso de ramais
corporativos, deve-se discar 0+3721+RAMAL, para ligar para um ramal acadêmico, deve-se
ligar para 0+3363+RAMAL, já um telefone fixo, disca-se 0+TELEFONE.
Ex.:
Ligar para o ramal 6333 (SeTIC).
Liga 037216333

Ligar para o estudante com ramal acadêmico 9037.
Liga 033639037

Ligar para o telefone de casa, por exemplo, 48 3213 3213.
Liga 032133213