Instalação de telefones VoIP

A telefonia da Universidade é composta em 70% por aparelhos VoIP, que entre suas vantagens estão:

  • Fixação do ramal no próprio telefone, independente do ponto de rede que estiver conectado;
  • Fácil troca de ramais nos aparelhos, através de configuração remota;
  • Possibilidade de utilizar dois ramais no mesmo telefone;
  • Compartilhamento de um mesmo ponto de rede entre o telefone VoIP e um computador.

Diferente da telefonia convencional, onde o numero da linha (ramal) está fixado em um ponto telefônico físico na parede, um ramal VoIP pode estar configurado em qualquer aparelho, independente do ponto de rede utilizado. Por este motivo suas mudança físicas de ambiente, sala ou mesa podem ser efetuadas sem apoio técnico, bastando o usuário se atentar nas conexões necessárias.

Os aparelhos mais utilizados na Universidade são “Polycom SoundPoint 331” (imagem 1) e “Polycom VVX 201” (imagem 2). Em ambos as conexões são realizadas na parte traseira (imagem 3).

Para acesso às conexões do aparelho é necessário remover sua base, conforme imagem abaixo, empurrando a sua extremidade na direção oposta do aparelho (ponto 1) até soltar o encaixe situado no ponto 2. Caso ela esteja presa, você pode fazer força ou dar uma leve batida com a palma da outra mão (fique tranquilo, não irá quebrar):

Caso o seu ponto de rede forneça energia elétrica para ligar o aparelho, realize as conexões abaixo. A porta “LAN” deve ser conectada através de um cabo de rede comum em um ponto de rede na parede da sala, e a porta “PC” deve ser conectada, com outro cabo, no computador que se deseja compartilhar o acesso a internet. A terceira porta é apenas para o cabo espiral do fone.

Caso o seu ponto de rede não forneça energia elétrica para ligar o aparelho, será necessário utilizar uma fonte de energia externa. Desta forma as conexões devem ficar iguais a figura abaixo, conectando o cabo 1 entre a porta PC do telefone e a saída da fonte (com a descrição “PoE”), e o cabo 3 entre a porta “LAN” da fonte e o ponto de rede na parede. Caso queira compartilhar a internet deste ponto de rede com um computador, conecte o cabo 2 entre a porta PC do telefone e o seu computador.

Para montar a base novamente encaixe primeiro a parte mais inferior no aparelho , então empurre a base contra o aparelho para encaixar as suas travas laterais. Atente que os cabos não devem passar no vão da base, e sim por cima dela, conforme figuras abaixo.

 

Observações:

  • As cores dos cabos são meramente ilustrativas, não importando se você possui um cabo de rede, azul, vermelho, preto, cinza..
  • Caso o telefone não precise compartilhar internet com um computador, este cabo não é necessário (o aparelho não precisa do computador para funcionar);
  • O cabo espiral do fone possui uma ponta lisa mais comprida, de preferência conecte este lado no aparelho e o lado menor no fone;
  • Não conecte a porta PC do telefone em outro ponto de rede na parede, isso irá gerar loop e impedir o seu funcionamento. Apenas a porta “LAN” do telefone deve ser conectada na rede, como indicado;
  • Mesmo que você possua uma fonte, primeiro conecte o aparelho diretamente no ponto de rede, conforme primeiro exemplo, e verifique se sua tela acenderá. Caso ela acenda, o aparelho não precisará da fonte, e você poderá enviá-la para a SeTIC, para que possamos utilizar em locais onde há necessidade. Esta fonte não faz parte do aparelho e não é patrimoniada;
  • Existem algumas marcas diferentes de fontes em uso na Universidade, todas funcionando da mesma forma, mudando apenas a nomenclatura das suas duas portas. Geralmente as portas são identificadas como “LAN” e “PoE”, conforme imagens deste tutorial, porém há modelos em que são descritas como “To HUB/Switch” e “To Network Jack” respectivamente.